Artigos


Semana do Servidor Público: Uma realidade situada entre a Sociedade do Espetáculo e a lanterna dos afogados
Em meio às comemorações da semana do servidor público, que se encerraram no dia 28/10/2013, após adentrar a um dos órgãos do Estado e ser congratulado com a belíssima interpretação de Lanterna dos Afogados (composição de Herbert Vianna), feita, não pelos Paralamas do Sucesso nem pela Maria Gadú, mas por um dos servidores daquele órgão. A cena foi surpreendente, o que me estimulou à elaboração de uma singela reflexão sobre o antagonismo presente nas chamadas “administrações públicas modernas”, tão propagadas ......


A demagogia como resposta à criminalidade

Em junho de 2013, diante da onda de manifestações que tomou conta do Brasil, em virtude da insatisfação popular para com os descasos dos governos, a presidenta Dilma, assombrada com o que estava acontecendo e sem ter soluções concretas para apresentar ao povo brasileiro, lançou a desculpa de que o país estava vivenciando aquilo porque o povo estava mais rico, e, por isso, tinha novas demandas. O argumento também foi reiterado pelo ex-presidente Lula e serviu de inspiração para os governos estaduais aliados do governo federal.
No início deste ano a imprensa brasileira noticiou as atrocidades que estavam ocorrendo no presídio de Pedrinhas, em São Luiz, no Maranhão. A falta de controle da situação, por parte do executivo estadual, colocou em evidência o governo de Roseana Sarney, aliado do governo Dilma e representante da oligarquia sarneysta que impera no Maranhão há décadas.

Comentários